Eventos, Lançamentos

Tapas com Vinho Verde Ponte da Barca

Em 1519, Fernão de Magalhães partia para a viagem que iria mudar a história: a circum-navegação. Em 2019, a Adega Ponte da Barca (APDB) marcou esse feito com o lançamento de um vinho muito especial: o APDB 500 Reserva. O lançamento teve lugar, no passado sábado, dia 6 de Julho, no evento eno-gastronómico As Tapas do Mundo com Vinho Verde, que atraiu cerca de 3000 visitantes ao Palácio dos Biscaínhos, em Braga, durante o fim-de-semana.

Tal como a iniciativa de Fernão de Magalhães há 500 anos, o evento Tapas do Mundo pretendia fazer uma volta ao mundo desta vez gastronómica, fazendo descobrir pratos tradicionais de 11 países, acompanhados do vinho verde da adega de Ponte da Barca.

O APDB 500 Reserva é um vinho verde premium. Por detrás da sua criação está um desafio da autarquia barquense, que desejava assinalar o feito histórico de um filho da terra. Ponte da Barca é o berço da família do navegador português e um dos locais que a História aponta como provável para a sua origem.

“Queremos produzir vinhos de qualidade superior”

“Depois do vinho APDB Reserva de Sócios 2017 ter sido reconhecido por uma das mais reputadas publicações de vinhos do mundo, a Wine Enthusiast, apresentamos uma outra pérola. O APDB 500 Reserva é o resultado da união das castas Loureiro e Alvarinho, as uvas rainhas do Vinho Verde que hoje também dão a volta ao mundo homenageando Portugal! As uvas provêm de vinhas cerca de 15 anos de idade e a vinificação é meticulosa. Mas, no final, preservamos a genuinidade das castas e criamos um vinho versátil e que pode satisfazer os paladares mais diversos. As primeiras reações à degustação são extremamente positivas e cimentam a nossa vontade de continuar a produzir vinhos de qualidade superior”, defende Amândio Brito Lago, presidente da Adega Ponte da Barca.

É um produto inovador de uma colheita de 2017, que tem mais estrutura, mais presença e 13 graus de álcool. É um vinho de Inverno, que pode acompanhar pratos mais pesados e que tem uma longa vida na garrafa”, adianta José Oliveira, enólogo e diretor-geral da Adega.

Augusto Marinho, presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirmou ter adorado o resultado, louvou a qualidade do produto e enalteceu o investimento feito pela adega: “A Adega é um dos nossos melhores embaixadores e o nome de Ponte da Barca é espalhado por todo o mundo através do Vinho Verde”.

O evento Tapas do Mundo com vinho verde permitiu também à APDB apresentar um outro produto recente: a Cervejola, desenvolvida em parceria com a Cervejeira Letra.

Related Posts

Deixe uma resposta