Lançamentos, Prémios

Sauvignon Blanc: Uma francesa entre as castas rainhas dos Vinhos Verdes

 

Acaba de nascer e já dá nas vistas. O “500 Sauvignon Blanc” é o novo elemento da família “500”, desenvolvida pela Adega Ponte da Barca (APDB), e não passou despercebido na recente prova temática da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho: “Vinhos portugueses de castas internacionais”.

O “500 Sauvignon Blanc” APDB foi o único vinho de casta internacional a representar a região dos Vinhos Verdes. No total, foram avaliados 70 vinhos monovarietais e o “500” recebeu 15,5 pontos num total de 20.

Para a Revista dos Vinhos esta prova foi “um exercício didático para captar as diferentes expressões que uma casta pode alcançar”. Os leitores podem assim ter uma ideia das notas marcantes de cada casta, quando há cada vez mais área de plantio dedicada a castas internacionais em Portugal, tais como Syrah, Cabernet Savignon, Pinot Noir, Chardonnay, etc..

“Este Sauvignon Blanc tem uma cor pálida, com aromas vegetais e de frutos cítricos. É excelente como aperitivo, para acompanhar mariscos, peixes e carnes brancas. É um vinho refrescante. Originária da região francesa de Bordéus, esta é uma das castas brancas mais cultivadas no Mundo, porque os consumidores a compreendem e a adotam facilmente”, explica o enólogo José Oliveira.

E para quem hesita em provar, a Revista dos Vinhos deixa um conselho: “Como em tudo no vinho, devemos despir-nos de preconceitos e encarar uma garrafa de vinho de mente aberta”.

 

Related Posts

Deixe uma resposta