Notícias

O Vez é um Espumante que celebra o feliz desfecho do Recontro de Valdevez

Há histórias que não vêm nos livros de História…. e quando as conhecemos enriquecem a memória e a visão que temos de Portugal. É o caso do recontro entre D. Afonso Henriques e o seu primo Afonso VII de Leão e Castela. Tudo se passou em Valdevez em 1141, quando o jovem Afonso, que ainda não era rei de Portugal, confrontou o primo que era já o imperador de Leão e Castela.

Quando souberes esta história vais perceber a razão da mais recente novidade da Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez em parceria com a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez: o Espumante VEZ!

VEZ garrafas

 

A desavença entre os dois Afonsos foi um grande exemplo de fair play e de inteligência. Chamou-se o “Recontro de Valdevez” e foi um rasgo de clarividência que se revelou fundamental para a independência e para a afirmação de Afonso Henriques como futuro rei de Portugal!

Tudo aconteceu nas margens do rio Vez depois de D. Afonso Henriques resolver invadir a Galiza. O primo, Afonso VII, apressou-se a entrar com os seus homens no Condado Portucalense. Os dois Afonsos encontraram-se frente a frente, a batalha estava iminente. Porém os dois primos conseguiram chegar a um acordo,  evitando um duro confronto que poupou a vida aos seus homens.

Este acordo ditava a realização de um torneio, em VEZ da batalha, e ficou conhecido pelo “Recontro de Valdevez”. Uma seleção dos melhores cavaleiros de cada uma das partes que se desafiaram.

Os portucalenses venceram! Afonso Henriques saiu desta contenda com fair play, fortaleceu a independência de Portugal e ainda a sua autonomia e a afirmação como futuro rei.

Sabe-se que, a seguir ao “Recontro de Valdevez”, os dois primos comeram juntos, comemoraram e pernoitaram no mesmo local, seguindo no dia seguinte as suas vidas. Aqui, Portugal se fez!

Era uma VEZ… uma história de batalha, um torneio, um feliz desfecho que se eterniza celebrando com VEZ.

Assim nasceu o VEZ, uma história transformada numa mensagem única que se destaca, hoje, no Dia Mundial do Vinho Branco.

VEZ é o espumante que celebra a inteligência e o fair play de D. Afonso Henriques e do seu primo, Afonso VII.

O espumante VEZ é um produto diferenciador, com estética e conteúdo vínico muito próprios, fruto da vontade da Câmara dos Arcos de Valdevez em ter um vinho local e festivo para celebrar o “Recontro de Valdevez” de 1141,  lançando o desafio à Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

VEZ texto
 

VEZ ESPUMANTE BRANCO LOUREIRO BRUTO

País: Portugal Região: Vinho Verde

Solo: Granítico e arenoso Clima: Ameno de influência atlântica

Tipo: Branco bruto Denominação: Vinho Verde DOC

Colheita: 2019 Enólogo: José Antas Oliveira

Castas: 100 % Loureiro Espumantização: Método Charmat

Características Físicas e Químicas Título Alcoométrico: 12 % vol. Acidez Fixa: 6.0 g/dm3 Acidez Volátil: < 0.2 g/dm3 Açúcares Totais: 5.5 g/dm3

Espumante obtido a partir de uma seleção de uvas da casta Loureiro que, após desengace e prensagem suaves, fermentaram em tanques de cimento a temperatura controlada, prosseguindo para espumantização pelo método Charmat. Foi escolhido este método, de forma a preservar o perfil aromático da casta, em detrimento de aromas terciárias. Após o engarrafamento, o vinho permaneceu 6 meses em estágio em garrafa. De aspeto cristalino e cor citrina aberta, este espumante mostra um aroma extremamente elegante, onde se misturam as notas florais com muita fruta cítrica e leves nuances da espumantização. Bolha delicada, bem integrada e persistente, é um espumante elegante e fino, com acidez viva, seco e saboroso.

Perfeito para um brinde de celebração acompanhando entradas e pratos elegantes, mariscos, peixes e carnes leves. Deve ser consumido a uma temperatura entre os 4 e os 6 º C.

Porque a História se faz de pequenos detalhes e de momentos únicos, o VEZ é o espumante ideal para celebrar as vitórias, a amizade, o fair play e a vida!

Podes comprar na loja on-line.

Visita os Arcos de Valdevez, no Alto Minho, percorrido pelo Rio Vez, moldado por vales e montanhas de uma beleza incrível, envolto por uma paisagem deslumbrante integrada maioritariamente no Parque Nacional da Peneda-Gerês!

Vê aqui a reconstituição do momento de fair play de D. Afonso Henriques que deu origem à criação do espumante VEZ!

Deixe uma resposta