Lançamentos

Família Cervejão: o CERVEJOLA chegou mesmo a tempo de refrescar os seus dias de Verão

Prometemos uma família de três… E ela recebe agora o seu mais novo elemento! Depois do nosso único CERVEJÃO ter arrebatado muitos corações (e palatos), chega a vez do caçula CERVEJOLA dar o ar da sua graça. Neste artigo vai poder conhecer mais sobre a nossa parceria com a Cerveja LETRA  e sobre este “produtão” recém-chegado.

Da junção com esta cervejeira nasceu uma trilogia de cervejas experimentais inspiradas nos melhores vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Os lúpulos fazem, assim, alegres combinações com as uvas da casta Vinhão, Loureiro e Alvarinho e, ainda, estágios divertidos em barricas de aguardente. São estes alguns dos segredos reveláveis sobre a Família CERVEJÃO

Como nasceu a ideia do lançamento desta trilogia nesta grande parceria?

A Adega Ponte da Barca (APDB) e a Cerveja LETRA tinham ambas uma grande vontade de lançar uma cerveja com as mais emblemáticas castas da região. Ainda durante o Inverno, o projecto propunha o lançamento do CERVEJÃO RED IPA, inspirado numa das mais exóticas castas da região, e do Mundo — o Vinhão, um produto muito gastronómico destinado quer a apreciadores de vinhos, quer a amantes de cervejas. Para antecipar a chegada do Verão, pensou-se no CERVEJOLA SAISON, com inspiração no Vinho Verde Branco que é o produto produzido em maior quantidade na nossa região e com maior sinal de exportação, numa proposta muito fresca, borbulhante e jovem. Por fim, para fechar a trilogia, já com um cheiro a Natal, seria a vez do CERVEJÃO BA que é inspirado no mais nobre produto da região — a Aguardente Vínica envelhecida em Casco de Carvalho.

O “produtão” de cor e sabor marcante

Da combinação única da Cerveja LETRA IPA com as uvas da casta Vinhão Adega Ponte da Barca, nasceu um produto cheio de charme. De cor avermelhada, acidez equilibrada e aromas frutados, o CERVEJÃO RED IPA é excelente para acompanhar pratos como sarrabulho, queijo de cabra curado e sobremesas como pavlova de frutos vermelhos.

CERVEJÃO RED IPA

O filho do meio tem uma personalidade única, com um humor ligeiramente ácido que equilibra com o aroma frutado da sua adolescência. Anda sempre bem acompanhado e ninguém resiste ao seu charme. De tal forma que esgotou a sua primeira edição no passado mês de Março, prometendo voltar, mais charmoso do que nunca, lá pela altura do São Martinho. Na nossa loja online continua disponível numa edição limitadíssima. Não deixe de experimentar! 

O caçula da família acabadinho de chegar

Para alegrar a estação mais quente, o irmão mais novo chegou e já nos surpreendeu com a sua frescura borbulhante, numa combinação jovial entre as castas nobres de Vinho Verde minhoto (Alvarinho, Arinto, Loureiro e Trajadura) da Adega Ponte da Barca, directamente do Noroeste de Portugal, com uma selecção de maltes mais claros e a melhor levedura Saison da Cerveja LETRA.

Este é o caçula, o mais atinado e social de todos. Loiraço, sempre elegante, rodeado de gente bonita e muito influente, o CERVEJOLA é, certamente, o futuro CEO de uma multinacional qualquer. Aromático, leve e muito refrescante, com moderado teor alcoólico, é perfeito para acompanhar um belo marisco, uma tábua de queijos ou uma deliciosa torta de laranja. Ele promete ser a sua bebida de eleição este Verão. Experimente-o aqui!

A escolha da Cerveja LETRA

Para além de partilharmos o mesmo território, o magnífico Minho, pautamo-nos também pela mesma filosofia empresarial. Para nós e para a LETRA, a valorização da origem, a conciliação de valores como a tradição e a inovação, os saberes ancestrais e a tecnologia, sempre num forte espírito de dinamismo e experimentalismo, são os principais pilares das nossas actividades. A vontade de criar um produto genuíno e único no Mundo, que orgulhe a região e surpreenda os mercados, era (e ainda é) comum. Por estes motivos, não fazia sentido outra união. 

Os objectivos

O maior e principal objectivo é ver estes produtos aceites e reconhecidos pelos mercados regionais, tornando-os num motivo de orgulho. Com o lançamento do CERVEJÃO Vinhão Grape Inspired RED IPA já conseguimos. O mercado nacional assumiu elevada curiosidade e o stock atingiu a sua rotura em menos de 30 dias. Por isso, este CERVEJÃO RED vai voltar ainda ao mercado este ano, por altura do São Martinho.

Em simultâneo, as novas feiras internacionais, realizadas pela APDB e pela LETRA, têm sido palco de apresentação destas cervejas inusitadas, pelo que a sua exportação para os cerca de 30 mercados onde a Adega de Ponte da Barca já opera é uma garantia. O Branding desenvolvido para esta colecção excepcional, bem como a estratégia de Marketing para elas definidia, permitiu atrair a atenção dos mercados do Brasil, Japão e EUA, bem como França, Bélgica, Luxemburgo e Espanha, onde têm vindo a ser apresentadas.

As matérias-primas e o processo de produção

Estes três irmãos são filhos de mãe alemã e de pai barquense, todos eles criados no Minho, no seio de uma família feliz. Assim, as matérias-primas fazem jus à ascendência dos três irmãos, como a água do Minho, o malte de cevada, o lúpulo alemão, a levedura e o mosto de uvas das melhores castas da Região dos Vinhos Verdes.

No que toca a processos de produção, no CERVEJÃO Vinhão Grape Inspired RED IPA o mosto da casta Vinhão é fermentado em conjunto com um IPA, obtendo-se assim um produto frutado e ao mesmo tempo ligeiramente ácido.

Já para o CERVEJOLA White Grape Inspired SAISON o mosto das uvas Arinto, Alvarinho e Loureiro fermenta em conjunto com uma levedura Saison.

Por fim, o CERVEJÃO Doppel Bock BA não é mais do que uma cerveja com base Doppelbock, já está a estagiar em barrica, que foi previamente usada na maturação da aguardente vínica da Adega de Ponte da Barca.

Qual a personalidade dos produtos (do ponto de vista técnico)?

Falamos de três perfis totalmente distintos, dirigidos a públicos também eles diferentes. No entanto, é certo que os mais entusiastas pela experimentação vão adoptar os três irmãos, mesmo que em circunstâncias e momentos diferentes. Por exemplo, o CERVEJÃO RED IPA é muito intenso, aromático e exótico, enquanto o CERVEJOLA SAISON possui um carácter muito menos gastronómico, assumindo-se como uma cerveja leve e fresca, muito perto de um espumante. Por outro lado, acreditamos que o CERVEJÃO BA venha a ser apreciado por pessoas mais velhas por ser encorpado, forte e muito complexo.

Por estas razões, após o lançamento da trilogia, o mercado vai comercializar packs com a família completa. Afinal de contas, as três cervejas foram pensadas para amantes de vinhos que procuram novas experiências e para apreciadores de cervejas diferentes, com história e com território. É uma trilogia divertida, mas não é fútil e, por isso, não coloca ninguém de fora, apresentando-se por inteira a quem a quiser conhecer. 

Datas de lançamento

O CERVEJÃO RED IPA foi lançado oficialmente em Março, na EVAG, e o CERVEJÃO SAISON foi apresentado ao mercado já em finais de Maio, no Vinho Verde Fest, em Braga.

Se tudo correr como planeado, o CERVEJÃO BA é mostrado em Novembro, juntamente com a reedição do primeiro CERVEJÃO. No entanto, poderá ser revelado um pouco mais tarde, já em jeito de presente no sapatinho, pelo Natal (Dezembro). Este irmão mais velho amadurece, desde já, em confortáveis barricas de carvalho da melhor aguardente vínica da região. Segure a sua ansiedade e aguarde, pois as novidades chegarão. 

Só nos resta deixar que todos as provem e que se deliciem. Fica o nosso brinde a todos a quem as personalidades destes nossos “produtões” hão-de marcar!

Related Posts

Deixe uma resposta